BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

VISITA AO PLANETÁRIO - TURMA 53


Planetário
“...local capaz de proporcionar à humanidade um relance de sua real condição, agarrada à superfície da partícula que chama de seu mundo, a Terra, de tamanho insignificante em relação às dimensões gigantescas do Universo, proporcionando assim, uma lição de humildade a todo ser humano que sabiamente refletir sobre isso.”
Adaptado de Antonio Luiz M. C. Costa, pág. 21, Carta na Escola, Março, 2009.



 



























Sistema Solar


O Sol, assim como bilhões de outras estrelas que existem em nossa galáxia, a Via-Láctea, surgiu a partir de uma nuvem de gás e poeira cósmica. Essa mesma nuvem, ao se condensar, possibilitou a formação de planetas, satélites, asteróides e cometas, que passaram a orbitar em torno da estrela, dando origem a um sistema em permanente movimento. Desenhando elipses quase circulares, os satélites giram ao redor dos planetas, os planetas ao redor do Sol e este, por sua vez, acompanhado pelo conjunto, gira ao redor do centro galáctico.

Todos os astros realizam simultaneamente dois movimentos. O deslocamento no espaço de um corpo ao redor do outro chama-se TRANSLAÇÃO ou REVOLUÇÃO (por exemplo, a volta que a Terra dá em torno do Sol e que equivale ao ano terrestre). O movimento de um corpo em torno de seu próprio eixo é chamado de ROTAÇÃO (como o giro da Terra em torno de si mesma, definindo o período de um dia terrestre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário