BEM VINDOS!

BEM VINDOS!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Com a volta às aulas não devemos nos descuidar, o vírus da gripe A continua por aí.



Com o fim das férias escolares, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação recomendam medidas preventivas para evitar a disseminação do vírus da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína. A orientação é que estudantes com sintomas de gripe sigam as orientações médicas e evitem retornar às aulas até estarem completamente restabelecidos, evitando assim o contágio de seus colegas.
O Ministério da Saúde recomenda que professores e diretores de escolas fiquem atentos e orientem estudantes com sintomas a retornar às suas casas. Os pais e responsáveis também devem levar os filhos aos postos de saúde ou consultórios médicos ao perceber os primeiros sintomas de uma gripe comum (febre repentina, tosse, coriza, dores musculares, nas articulações e dor de cabeça). Apesar dos sintomas das duas gripes - a comum e a Influenza A - serem parecidos, há diferenças importantes. No primeiro caso, ela se manifesta de forma lenta e não chega a 39ºC. No caso da Influenza A, ela aparece de forma súbita aos 39ºC.

Prevenção
Para prevenir o contágio da gripe na escola, alguns cuidados básicos de higiene devem ser adotados. É importante criar o hábito de lavar bem as mãos, com água e sabão, e evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies. Além disso, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Mais informações sobre os cuidados a serem tomados e respostas às principais dúvidas da população podem ser encontradas no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/ ).



Fonte:http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12740

Nenhum comentário:

Postar um comentário